12 Filmes Sobre Alzheimer

1 – Iris (2001)

Iris é um filme que mostra as mudanças no percurso de vida com relação à Doença de Alzheimer. Ele conta a história da novelista e filósofa Iris Murdoch (intepretada por Kate Winslet/Judi Dench) e seu marido, John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent), que era professor em Oxford.

A narrativa se divide em duas partes: mostra os personagens ainda jovens e depois quando chegam à terceira idade. É nesse momento que Iris é diagnosticada com Alzheimer, trazendo novos desafios para o casal.

2 – Meu pai, um estranho (1970)

Gene Hackman (interpretado pelo ator Gene Garrison) está prestes a se casar e mudar para o estado americano da Califórnia. Porém, às vésperas do casamento sua mãe morre, e ele precisa cuidar de seu pai, que tem Alzheimer. Um filme incrível que foi indicado ao Oscar de melhor roteiro em 1971.

3 – Aurora Boreal (2005)

Duncan é um rapaz de 25 anos com sérias dificuldades de conseguir e manter um emprego. Sua história começa a mudar com a morte de seus pais. Para ficar perto de seus avós, ele passa a trabalhar no lar de idosos onde eles vivem, descobrindo novos e emocionantes significados para sua vida.

4 – Longe dela (2006)

Gordon Pinsent e Julie Christie interpretam um casal casado a 40 anos. Quando ela é diagnosticada com Alzheimer, o marido a interna em uma clínica, embora não tenha certeza de que esta é a melhor decisão.

A questão é que, segundo as regras do local, ele só pode visitá-la depois de 1 mês. Quando Gordon encontra Julie novamente, precisa lidar com o fato dela não se lembrar mais dele. O filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e melhor atriz.

5 – A moment to remember (2004)

Um filme coreano muito emocionante, A Moment to Remeber fala sobre um romance entre a filha de um empreitero e um carpinteiro que trabalha para seu pai. A improvável história de amor tem um desafio extra: a mulher desenvolve Alzheimer precoce, mudando a situação de todos os envolvidos na trama.

6 – Amor (2012)

Com um Globo de Ouro e 5 indicações ao Oscar, Amor é um drama tocante e sensível. O filme conta a história de um casal de idosos franceses. Anne, a esposa, sofre um derrame que a deixa com um lado do corpo paralisado. Além disso, ela começa a ter os primeiros sintomas de Alzheimer e passa a ser cuidada por seu marido, que precisa encarar sozinho essa tarefa.

7 – A família Savage (2007)

A família Savage conta a história de dois irmãos que nunca se deram bem com o pai. Depois de ter seguido caminhos diferentes em suas vidas, eles precisam cuidar do idoso, diagnosticado com Alzheimer. Mesmo falando sobre a doença, um assunto delicado, o filme tem seus momentos bem humorados, garantindo um pouco de leveza à trama.

8 – Para sempre Alice (2014)

Para Sempre Alice, é claro, não poderia faltar nessa lista – este é um dos filmes mais famosos sobre o Alzheimer. Julianne Moore, que ganhou o Oscar pelo papel, interpreta a Dra. Alice Rowland, uma linguista que aos poucos vê sua vida se modificar totalmente. Ela é diagnosticada com Alzheimer precoce, e precisa, junto com sua família, encarar a doença.

9 – O filho da noiva (2001)

Este filme argentino tem uma história delicada e inusitada. O pai do protagonista, interpretado pelo conhecido ator Ricardo Darin, pretende realizar seu sonho de finalmente se casar na igreja com sua esposa. O único problema é que a idosa é diagnosticada com Alzheimer, e a doença começa a avançar – fazendo com que o casamento precise ser apressado.

10 – A song for Martin (2001)

A Song for Martin é um filme sueco é considerado pela crítica como uma obra pesada, porém muito bonita. Ele fala sobre um casal de músicos que, durante uma turnê, se apaixonam. Como já eram casados, separam-se e passam a viver esse amor. Anos depois, Martin, o marido, é diagnosticado com Alzheimer, mudando completamente a relação dos dois.

11 – O caso Alzheimer (2003)

O Caso Alzheimer conta a história diferente das que estamos acostumados em filmes sobre a doença, já que trata-se de um filme policial. O personagem principal é um assassino profissional que precisa fazer um último trabalho. Porém, ele começa a sentir os primeiros sintomas do Alzheimer, o que pode mudar muita coisa em sua vida.

12 – Diário de uma paixão (2004)

Todos os dias, Noah visita uma senhora em um lar de idosos. Por causa do Alzheimer, ela não se lembra de detalhes de sua vida. O persistente senhor lê anotações de uma caderno para ela, ajudando-a a inclusive a relembrar sua própria juventude – com uma grande e emocionante surpresa no final!

Fonte: alzheimer360.com

Entre em Contato

Horário de Atendimento Telefónico

De Segunda a Sexta-Feira

17:00h às 21:00h

Telefone: +351 91 621 31 73

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

mais ...

 

Testemunhos