Musicoterapia no "Café Memória" amanhã dia 10 de Setembro!

 
 
Gabriela Nicolau é a convidada do próximo Café Memória, que se realiza às 10h00 deste sábado, 10 de setembro, na Cafetaria do Museu de São Roque.
 
“Os benefícios da musicoterapia nas pessoas com competências comunicacionais diminuídas” é o tema da intervenção que a musicóloga Gabriela Nicolau fará na sessão do Café Memória que decorre às 10h00 deste sábado, 10 de setembro, na Cafetaria do Museu de São Roque.
 
A componente fisiológica da memória musical, a capacidade de a música despertar emoções e memórias significativas são alguns dos aspetos que serão explorados por Gabriela Nicolau.
 
Durante as sessões de musicoterapia os participantes desenvolvem técnicas ativas de criação e improvisação, tocando instrumentos de fácil manuseamento e cantando, para aumentar a comunicação, a socialização, os funcionamentos cognitivo e físico e diminuir a ansiedade e a agitação, melhorando a qualidade de vida.
 
A Santa Casa realiza mensalmente, duas sessões do Café Memória, no segundo e no quarto sábado de cada mês, na Cafetaria do Museu de São Roque e no Espaço Atmosfera M, respetivamente.
 
A entrada é livre, a participação gratuita e sem marcação prévia. 
 
O que é a Musicoterapia
 
Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um indivíduo ou um grupo, num processo de facilitação e promoção da comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.
 
Sobre Gabriela Nicolau
 
Mestre em Musicoterapia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, exerce a prática clínica como musicoterapeuta desde 2006. É, atualmente musicoterapeuta no Lar Residencial e Centro de Dia da Casa do Alecrim, que pertence à Associação Alzheimer Portugal, onde dinamiza o projeto intergeracional com pessoas com demência e crianças. É, também, musicoterapeuta nas Casas da Cidade e no Clube de Repouso Casa dos Leões, residências seniores, intervindo com grupos de idosos com envelhecimento primário.
 
Para mais informações:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telemóvel: 964 034 204
 
Texto: Maria Antas de Campos

Entre em Contato

Horário de Atendimento Telefónico

De Segunda a Sexta-Feira

17:00h às 21:00h

Telefone: +351 91 621 31 73

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

mais ...

 

Testemunhos